Saturday, 4 October 2008

Cor?

No senso racial de 2001 os entrevistados citaram

dois mil adjetivos diferentes

para definir a sua cor de pele.

A informação está no filme "Corpo do Rio", das diretoras Izabel Jaguaribe e Olivia Guimarães, que retrata o comportamento carioca através do corpo.



Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.


Fonte:
Jornal O Globo, Segundo Caderno, Coluna Gente Boa, 04/10/2008.
Site Moviemobz
Wikipédia

Thursday, 2 October 2008

Time to bury bad news

A local newspaper group has decided to print only positive stories. Hacks may splutter, but readers and advertisers love it.

"All the news that's fit to print" is The New York Times's famous slogan, but a British publisher has decided that the only stories worthy of publication are positive ones. "Unless it's a positive story we would not print it," says John Mappin, the owner of a chain of free titles in central and west London. "All we are interested in is positive, helpful stories."

Mappin thinks he's on to something. "If someone has a diet of 'negative, horror, bombs, killings', that is going to do something to them. What it does I'm not entirely sure, but it's not a mood improver."

So he ignores the court roundups, crime stories and council blunders that fill most local papers. "We run positive stuff on the council for doing improvements in the local area," he says. "We did a wonderful story on the Kensington police having cut the crime rate. They were delighted, because a lot of people give them a hard time."

"We're interested in little human-interest stories. Tales of triumph over adversity. Pick up a typical local paper and somebody's died after being hit by a car. Turn the page and there's an old lady who's been beaten up. This is terrorising local people."

Mappin published a front-page editorial titled "Dear Friends". It said: "We have decided that from now on we will only print positive news and stories about positive people or situations. It has become obvious from our observation of the media business that forwarding bad or negative news does not help people or help business."

Source:
http://www.independent.co.uk/news/media/time-to-bury-bad-news-571728.html

No tempo da delicadeza

Reproduzo abaixo alguns trechos da crônica "Só notícias boas", de autoria do Affonso Romano de Sant´Anna e que está publicada no livro "Tempo de delicadeza", da L&PM Pocket, de 2007. Achei por acaso um dia desses, "flanando" em uma livraria.

"Acabo de saber que, em Londres, vários jornais decidiram dar ênfase às boas notícias e eliminar uma porção de informações negativas e inúteis. São publicações da Independent London Local Newspapers, que cobrem vários bairros e comunidades.

O princípio ético-jornalístico atrás disto é que as más notícias podem ser acolhidas, desde que dêem origem a mudanças positivas."

(...)

"Diz John Mappin, que dirige aqueles jornais de boas notícias em Londres:

´Os leitores estão cansados de ver notícias sobre alguém sendo atropelado ou assaltado. Nossas pesquisa mostraram que pessoas e negócios não são ajudados em nada pela propagação de más notícias.´"

E por aí vai.

Tem um site brasileiro, o Projeto Boas, que também está nesse barco e dá uma dica interessante: LEIA O JORNAL DE TRÁS PARA FRENTE!!!

"Para encontrar as notícias positivas,uma estratégia é ler os jornais de trás pra frente. Muito raramente a notícia positiva está na primeira página. Toda a atenção é pouca. No meio de uma reportagem você pode encontrar um fato que significa a mudança para melhor. Denúncias construtivas também são boas notícias."

E, last but not least, como não mencionar aqui também a iniciativa The Day of Light?