Sobre o One Web Day, como tão bem o OWD se auto-define no seu website (no original em inglês):
OneWebDay is an Earth Day for the internet. The idea behind OneWebDay is to focus attention on a key internet value (this year, online participation in democracy), focus attention on local internet concerns (connectivity, censorship, individual skills), and create a global constituency that cares about protecting and defending the internet. So, think of OneWebDay as an environmental movement for the Internet ecosystem. It’s a platform for people to educate and activate others about issues that are important for the Internet’s future.
Me identifiquei com a proposta do OWD de cara e logo me vi com a mente "fervilhando" com algumas idéias que preferi que primeiro amadurecessem antes que as pudesse levar ao forno. Todo o processo foi bastante prazeroso. Contribuir de alguma maneira com o OWD Stories Contest me fez me sentir em "casa".
O verso do Gilberto Gil da canção Refazenda
"Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão" esteve sempre presente, pairando, e é um boa definição de como tudo aconteceu, de como a Internet rola e, inevitavelmente, deu muitos panos para a manga. Opa, mais uma fruta!
E não é que os frutos realmente "amanheceram", ou despertaram ou amadureceram, cada um em seu tempo e na sua hora, e me trouxeram uma bela supresa? Fiquei bem classificada nesse "concurso de compartilhamento", que nos incentiva a debater nossas experiências e visões sobre o papel da Internet no mundo. Confesso que fiquei assim, hum, meio envergonhada e também feliz, é claro, mas é isso (não espalhem!). Foi um prazer.
Minha contribuição:
2 comments:
Isabella,
Que lindo! Parabéns!
"Mais uma vez o mundo se curva"... rsrs...
Um beijo do
Nando
Li o texto, gostei muito, e arrisco a dizer: McLuhan (Marshall McLuhan) estava errado e só errou porque não conhecia a web.
A Aldeia nunca será global, ainda bem... a necessidade de viver,
sobreviver, transforma o ser humano em um camaleão de culturas e de realidades diversas.
Mas a teia (não gosto desta palavra pois esta é altamente complexa e geométrica), ou esta emaranhada e confusa produção e troca de informações chamada web, mostrou que por trás desta profusão de crenças religiosas, políticas, sociais e das diferentes formas de
produzir sua sobrevivência está um ser com as mesmas
necessidades básicas de viver e sentir, capaz de se emocionar com uma única história ou imagem produzida por uma realidade tão distante da sua.
Então Mcluhan global é o homem que, mesmo "isolado" na mais distante e diferente das aldeias, cria e consegue através de uma estrada virtual, se encontrar no "outro".
Pode ser confuso e a culpa é sua...você me inspirou às 02:20 da manhã.
Luciano Felipe
Post a Comment