Wednesday, 25 February 2009

Dinheiro, use com consciência

Acabei de ver na TV um anúncio de um banco brasileiro que divulga a sua cartilha de como o cliente deve usar o dinheiro com consciência!

Alvíssaras! Será que caiu a ficha? Não vou entrar no mérito da questão, nem fazer juízo de valor. Sim, é verdade que parece meio incompatível a proposta, já que bancos têm como principal objetivo lucrar através da especulação e da aposta de que todos os clientes não vão tirar o dinheiro de suas contas ao mesmo tempo. E assim, sob essa ótica, o que poderia significar usar o dinheiro com consciência?

Mas o anúncio deixa claro, pelo menos assim eu o percebi, que estamos finalmente vendo cair a ficha de que o espaço para a especulação per se está ficando exíguo. Dinheiro deve ser usado para produzir, construir, etc. A especulação (gerar mais dinheiro exponecialmente para os que já têm muito) enquanto existem pessoas e países que sequer o têm para comer não faz mesmo muito sentido.

Será que essa "tomada de consciência" por um banco seria possível antes da crise?

Gostei, e reposto aqui o bannerzinho da campanha do pessoal da campanha simplicidade voluntária.

Não compre por impulso, pense antes!, o good news apóia essa campanha

Não compre por impulso, pense antes!
Precisamos realmente disso tudo que está à venda aí?
Ei, você aí, me dá um dinheiro com consciência aí!
Me dá um dinheiro com consciência aí!

Friday, 13 February 2009

A Era de Aquário

Mapa do alinhamento astrológico em Áquario no dia 14 de fevereiro de 2009 aqui no good news de Isabella Lychowski

O Nando e o Gil também cantam essa pedra. Dizem por aí que a Era de Aquário teria sido prevista há décadas (pela letra da música "Age of Aquarius", do filme "Hair") para ter início no alinhamento planetário do dia 14 de fevereiro de 2009 (ver mapa acima e configurações abaixo).

"When the Moon is in the seventh house

and Jupiter aligns with Mars.

Then peace will guide the planets

and love will steer the stars "



"Quando a Lua estiver na sétima casa

e Júpiter se alinhar com Marte,

Então a paz guiará os planetas

e o Amor varrerá as estrelas "

Mas há controvérsias. Como não sou especialista no assunto, embora aprecie, faço como o Nando e socraticamente pergunto. Será? E deixo que a web, e a sua, a nossa inteligência coletiva respondam.

Um bom alinhamento planetário para todos!

========================================

Avaliações com pontos de vistas diversos recebidas por email

"Júpiter: o planeta da expansão e Marte: planeta da energia estarão alinhados com o objetivo mais elevado.

A presença de Quíron, o curador ferido, nos oferece a oportunidade de curar os fatos que nos separaram durante tanto tempo de nós mesmos e do todo.

Netuno enfatiza os movimentos humanitários coletivos e a co-criação da justiça social. A presença do sol ilumina todo este alinhamento especial.

Mercúrio tambem na décima segunda casa apenas um pouco além de Capricórnio, se alinha com Plutão que significa transformação para se comunicar e ancorar a mudança através de nossas estruturas globais e instituições.

A Lua em Libra na sétima casa enfatiza o início de relacionamentos harmoniosos.

Vênus em Áries na primeira casa energiza e dá Poder à co-criatividade e ao dinamismo.

Saturno, o grande mestre do trabalho em oposição à Urano, o desperto inesperado, sugere uma série de confrontações dos velhos paradigmas que não são mais sustentados, entregando-se ao novo paradigma com novas esperanças; sua colocação entre Virgem e Peixes traz altruísmo prático e inspiração visionária nesta transição."

========================================

"A Lua neste horário está no ponto mais forte da 8ª casa (já saindo da 7ª), Júpiter e Marte não estão alinhados... o que existe é uma grande concentração de planetas em Aquário na casa 12... gente, tão forçando a barra demais... "
========================================

"Discordo que estejam forçando a barra, há sim um forte aspecto em Aquário, já que são muitos os planetas nesse signo, numa mesma casa, a XII, o que configura em astrologia um stellium, sendo que o significado desse momento, pode trazer algumas novidades no coletivo; com o que não concordo é com essa história de que seria o começo da Era de Aquário, etc., etc.

A Era de Aquário pode já ter começado há muito tempo, só que por enquanto, não vamos perceber suas qualidades, essas energias de mudança, a nível individual, vão se estabelecendo aos poucos, no plano coletivo sim, pode haver novidade. Vamos ficar atentos ao que pode ocorrer a nível mundial, por exemplo, com as resoluções da ONU, com as resoluções da UE, com as novidades na astrofísica, na política nuclear, nas finanças dos países, num novo padrão de moeda, etc, que podem influir na vida da coletividade. Nunca serão mudanças sem sacudidelas fortes, pois a natureza de Urano, o regente desse alinhamento, é imprevisível e muitas vezes violenta. Beijo."

Wednesday, 11 February 2009

A fish with a smile | O sorriso do peixinho

A fish with a smile (shorter version, length: 1,31 min)

A fish with a smile (longer version, length: 9,49 min)


"A Fish with a Smile" by C. Jay Shih, Alan I. Tuan and Poliang Lin, and music by Chien-Ci Chen is a Taiwanese short film based on a children's book about a smiling fish and a lonely man, written by Jimmy Liao.

Golden Bear at the 2007 Berlin Film Festival.

==========================================

"O Sorriso do Peixinho", de C. Jay Shih, Alan I. Tuan e Poliang Lin, com música de Chien-ci é um curta de Taiwan baseado em uma história infantil sobre um peixinho sorridente e um senhor solitário, de Jimmy Liao.

Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2007.

Lindo filme. Delicado, onírico, encantador.

==========================================

然而他不懂 他只是我的朋友不需要完完全全的了解我 然而他不懂 他只是我的朋友不需要真真切切的變成我他只是打從一開始就一無所有的朋友他只有透過房間的光 讀懂我的不自由他只是深情的看著我 像寵物一樣的守候微笑是我能給 的所有

==========================================

Dedico este post aos aniversariantes de hoje, aos amantes de cinema taiwanês, aos colecionadores de sonhos, aos libertadores de peixinhos e àqueles que sabem que o nosso balão vermelho está sempre em algum lugar no céu bem pertinho da gente.

:-)

Saturday, 7 February 2009

Grupo do Facebook consegue mudar uma campanha publicitária na Itália

A linda praia de Ipanema aqui no good news, de Isabella LychowskiPraia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
For English version, please see below

A internet está possibilitando que a inteligência coletiva (nós) tenhamos voz e força de ação. Antes essa inteligência já existia, mas não tinha onde e como agir. Graças à ação conjunta da inteligência coletiva via web, uma ação isolada de uma grife badalada de roupas, que não levou o bom senso em consideração ou buscou simplesmente chocar para chamar a atenção, teve que voltar atrás e rever a sua campanha, e trocar em alguns outdoors, não em todos (ainda!), uma imagem "nada a ver" publicada na Itália por outra mais "normalzinha".

Histórico da ação web 2.0

1 - A grife de roupas italiana Relish publica sua campanha primavera/verão 2009 em outdoors na Itália. A "cena" mostra duas mulheres sendo revistadas abusivamente por PMs na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

2 - A campanha vira notícia em um jornal na Itália.

3 - A campanha gera polêmica; muita gente a considera ofensiva contra as mulheres.

4 - Um grupo de protesto é criado pela italiana Lena Avolio no Facebook, pedindo que se retire a campanha das ruas de Napóles, na Itália. O grupo: "eliminare la pubblicità relish da napoli!!!"

5 - O grupo ganha visibilidade, se espalha pela web e cresce exponencialmente. Hoje está com 742 membros.

6 - O grupo é citado na mídia no Rio. O grupo continua crescendo e recebendo comentários de protesto.
7 - A Relish, pressionada, pede desculpas.

8 - A Relish retira alguns outdoors, não todos, e os substitui por outros, com outra imagem.

=============================================
Um manifestante escreve sobre o outdoor "tire suas mãos daí"*
Manifestante escreve protesto em outdoor da Relish em Nápoles
=====================================
A nova imagem substituída em alguns outdoors
Campanha da Relish substituída na Itália graças à ação de um grupo no Facebook e sua repercussão na mídia=====================================

*Observações:

O meu objetivo principal com esse post é mostrar na prática como funciona a inteligência coletiva. Parabéns ao grupo do Facebook! Acho fascinante como as recentes e constantes transformações da mídia permitem que nossas vozes sejam ouvidas e façam parte do processo criativo dos donos das empresas, mídias, governos. Simplesmente como deve ser. Todos devem ser ouvidos e considerados. Não entro no mérito da intenção da campanha da Relish, tampouco divulgo aqui com destaque a campanha inicial, porque para mim é óbvio que qualquer representação da violência apenas serve para reforçá-la.

O meu objetivo não é falar mal da Relish, eles têm uma concepção de beleza totalmente diferente da minha, isso é com eles; mas enaltecer e divulgar os ganhos da inteligência coletiva.

O grupo ainda não conseguiu sensibilizar a grife para substituir todos os outdoors, apenas alguns. Mas isso já é um grande ganho e apenas o começo. Vamos dar força ao grupo, participar, opinar e quem sabe mudar de vez o rumo dessa campanha.

PS - Ainda estou atrás das datas dos fatos enumerados, mas isso está um pouquinho difícil.

=====================================
The power of collective intelligence: a Facebook group contributes to positively affect reality
Milan-based clothing brand Relish has recently launched a campaign where Italian women attractively dressed appear on posters being arrested and sexually abused by men in uniform in Ipanema district, in Rio de Janeiro, Brazil. Posters can be seen in Naples, Bologna and Milan.

I believe Relish can do this "technically" speaking. It´s their conception of how better selling clothes and of beauty (?).

Do I agree with this or find it interesting, intriguing or beautiful? Not really. It shows scenes of violence against women. Disliking violence, this is obvious for me. At the same time I can understand that Relish can have a different point of view.
However, there´s something very surprising for me. At this point of the XXIth century, why on earth has not Relish taken into consideration their own customers´ opinion (and public in general)? A quick poll and Relish would have had the answer. No, we don´t like these posters. No, Italians are not happy to see them on the streets of Italy or wherever. We´d love otherwise to see women being respected and loved.

Times have changed and now, via the web, not only can people say what they think, but also our voices can be heard and effectively and positively affect reality. This is what we call the collective intelligence.

An Italian woman, Lena Avolio, has created a Facebook group called "Get rid of the Relish" (in Italian, eliminare la pubblicità relish da napoli!!!) demanding that Naples´ mayor has these posters taken down and puts some kind of regulation in place. The group has been very successful and so far (the 13th of February) 768 people has signed up.

After the creation of the group, Relish apologized, removed some posters but still defended the campaign on their website saying it was based on the film Thelma and Louise.

It´s very inspiring to see that we have means now to say no, we don´t think this is beautiful, please consider our opinion, the collective intelligence.

Sources:

Sunday, 1 February 2009

And it´s so good to live in peace

Ahimsa symbol here on good news, by Isabella LychowskiIn Australia, police are reappraising their riot control techniques after a group of North Coast women successfully calmed a gang of violent youths in January by walking towards them chanting peace slogans.

The women took action after they saw a group of bare-chested young men, armed with baseball bats and metal poles, fighting and smashing parked cars outside a dance party at Repentance Creek Hall at Rosebank in the Byron Bay hinterland.


"People had blood on their faces, it was like a battle zone," Camilla Warner, 34, told The Northern Star newspaper.


"We walked towards them chanting, 'love in our heart, love in our heart'. I was on the front line as we approached and I could hear the sound of glass smashing and we started chanting 'stop, stop'.


"As the two groups came together, the fighting and vandalism stopped and they started talking, Warner said.


This is understood to be the most successful use of peaceful measures to disarm violent opponents since Gandhi brought the British Empire to heel with his "ahimsa", or "non-violent" movement.

Sources