dá pra ver a quantidade de gente na orla
O sobrevôo de um falso ovni (UFO, disco voador) nos céus do Rio em 23/05/2009 é uma obra do artista americano Peter Coffin, especializado em intervenções urbanas. Segundo ele, esta não é uma homenagem à intervenção (inclassificável) de Orson Welles, em 1938, quando ao dramatizar a leitura de "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, simulou uma invasão alienígena à Terra e levou pânico à população.
Muito pelo contrário, em tempos de web 2.0, o seu interesse é observar a reação das pessoas ["A reação ao disco é mais importante do que a própria obra"] e convidá-las a registrar a passagem do disco. O material (fotos, vídeos) que for enviado para o site http://www.discovoador.art.br/ será catalogado e os melhores registros vão fazer parte de um exposição a ser realizada no Oi Futuro.
O vídeo aqui embaixo mostra como o ovni de Coffin se comportou em Gdansk, na Polônia, em julho de 2008.
Tomo a liberdade de dizer que os cariocas, por sua vez, que assistiram à passagem do falso ovni, parafrasearam Caetano Veloso em seu exílio londrino.
While my eyes, go looking for flyings saucers in the sky.
Curisosidade sobre o projeto
- Coffin está sendo patrocinado pela fundação polonesa Open Art Projects(http://www.openartprojects.org/) capitaneada por Magda Materna.
- Tentou realizar o projeto em Nova Iorque, mas não obteve permissão, uma vez que a cidade ainda está abalada com os efeitos do 11 de setembro.
- Segundo Coffin o Rio é um lugar propício para a passagem do disco, por sua atmosfera positiva. "Aqui existe uma atitude de comunidade. As pessoas são abertas, mais curiosas do que medrosas. Imagino uma grande festa."
- Ainda Coffin: "Cresci nos anos 1980, durante a Guerra Fria, quando o outro ameaçador, o alien, era identificado como comunista. O óvni fala do que não conhecemos."
- Entusiasmou-se quando descobriu o livro "Um mito moderno das coisas vistas nos céus", de Carl Jung.
Curiosidades sobre o ovni de Peter Coffin
- O disco foi construído em alumínio, tem 7 metros de diâmetro e 15 mil luzes de tecnologia LED.
- Percurso: 190km da Barra até o Flamengo em cerca de 2 horas. (Uma proibição da ANAC alterou este percurso.)
- O disco pesa 800 quilos e voa preso a um helicóptero por um cabo de aço.
No comments:
Post a Comment