Saturday 7 February 2009

Grupo do Facebook consegue mudar uma campanha publicitária na Itália

A linda praia de Ipanema aqui no good news, de Isabella LychowskiPraia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
For English version, please see below

A internet está possibilitando que a inteligência coletiva (nós) tenhamos voz e força de ação. Antes essa inteligência já existia, mas não tinha onde e como agir. Graças à ação conjunta da inteligência coletiva via web, uma ação isolada de uma grife badalada de roupas, que não levou o bom senso em consideração ou buscou simplesmente chocar para chamar a atenção, teve que voltar atrás e rever a sua campanha, e trocar em alguns outdoors, não em todos (ainda!), uma imagem "nada a ver" publicada na Itália por outra mais "normalzinha".

Histórico da ação web 2.0

1 - A grife de roupas italiana Relish publica sua campanha primavera/verão 2009 em outdoors na Itália. A "cena" mostra duas mulheres sendo revistadas abusivamente por PMs na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

2 - A campanha vira notícia em um jornal na Itália.

3 - A campanha gera polêmica; muita gente a considera ofensiva contra as mulheres.

4 - Um grupo de protesto é criado pela italiana Lena Avolio no Facebook, pedindo que se retire a campanha das ruas de Napóles, na Itália. O grupo: "eliminare la pubblicità relish da napoli!!!"

5 - O grupo ganha visibilidade, se espalha pela web e cresce exponencialmente. Hoje está com 742 membros.

6 - O grupo é citado na mídia no Rio. O grupo continua crescendo e recebendo comentários de protesto.
7 - A Relish, pressionada, pede desculpas.

8 - A Relish retira alguns outdoors, não todos, e os substitui por outros, com outra imagem.

=============================================
Um manifestante escreve sobre o outdoor "tire suas mãos daí"*
Manifestante escreve protesto em outdoor da Relish em Nápoles
=====================================
A nova imagem substituída em alguns outdoors
Campanha da Relish substituída na Itália graças à ação de um grupo no Facebook e sua repercussão na mídia=====================================

*Observações:

O meu objetivo principal com esse post é mostrar na prática como funciona a inteligência coletiva. Parabéns ao grupo do Facebook! Acho fascinante como as recentes e constantes transformações da mídia permitem que nossas vozes sejam ouvidas e façam parte do processo criativo dos donos das empresas, mídias, governos. Simplesmente como deve ser. Todos devem ser ouvidos e considerados. Não entro no mérito da intenção da campanha da Relish, tampouco divulgo aqui com destaque a campanha inicial, porque para mim é óbvio que qualquer representação da violência apenas serve para reforçá-la.

O meu objetivo não é falar mal da Relish, eles têm uma concepção de beleza totalmente diferente da minha, isso é com eles; mas enaltecer e divulgar os ganhos da inteligência coletiva.

O grupo ainda não conseguiu sensibilizar a grife para substituir todos os outdoors, apenas alguns. Mas isso já é um grande ganho e apenas o começo. Vamos dar força ao grupo, participar, opinar e quem sabe mudar de vez o rumo dessa campanha.

PS - Ainda estou atrás das datas dos fatos enumerados, mas isso está um pouquinho difícil.

=====================================
The power of collective intelligence: a Facebook group contributes to positively affect reality
Milan-based clothing brand Relish has recently launched a campaign where Italian women attractively dressed appear on posters being arrested and sexually abused by men in uniform in Ipanema district, in Rio de Janeiro, Brazil. Posters can be seen in Naples, Bologna and Milan.

I believe Relish can do this "technically" speaking. It´s their conception of how better selling clothes and of beauty (?).

Do I agree with this or find it interesting, intriguing or beautiful? Not really. It shows scenes of violence against women. Disliking violence, this is obvious for me. At the same time I can understand that Relish can have a different point of view.
However, there´s something very surprising for me. At this point of the XXIth century, why on earth has not Relish taken into consideration their own customers´ opinion (and public in general)? A quick poll and Relish would have had the answer. No, we don´t like these posters. No, Italians are not happy to see them on the streets of Italy or wherever. We´d love otherwise to see women being respected and loved.

Times have changed and now, via the web, not only can people say what they think, but also our voices can be heard and effectively and positively affect reality. This is what we call the collective intelligence.

An Italian woman, Lena Avolio, has created a Facebook group called "Get rid of the Relish" (in Italian, eliminare la pubblicità relish da napoli!!!) demanding that Naples´ mayor has these posters taken down and puts some kind of regulation in place. The group has been very successful and so far (the 13th of February) 768 people has signed up.

After the creation of the group, Relish apologized, removed some posters but still defended the campaign on their website saying it was based on the film Thelma and Louise.

It´s very inspiring to see that we have means now to say no, we don´t think this is beautiful, please consider our opinion, the collective intelligence.

Sources:

No comments: