Monday 8 June 2009

Minha pedra ametista

Ametista me remete à dentista; a MPB explica "Eu te saúdo, estrangeiro", disse-me. "O que procuras junto a um velho?"

"Busco um mestre", respondi com humildade. "Desejo conhecer a verdadeira Doutrina, aquela que me indicará o caminho da bondade. Há muito, muito tempo, tenho andado por este belo país à procura de alguém que me possa ensinar. Mas as pessoas que encontro parecem mortas, e sinto-me tão miserável quanto antes."

"Isso não é bom, nada bom", murmurou o sábio. "Não se deve desejar tanta bondade. Não busques muito, nem tão intensamente, pois assim jamais encontrará a verdadeira sabedoria. Sabes como o Imperador Amarelo recuperou sua pérola maravilhosa? Bem, vou contar-te como:

"O Imperador Amarelo, perambulando um dia pelo norte do Mar Vermelho, escalou o pico do monte Kun-Lun. Ao retornar rumo ao sul, perdeu a maravilhosa pérola que tanto estimava. Ordenou ao Saber que a reencontrasse, e nada obteve. Ordenou à Magia que a reencontrasse, mas foi em vão. Ordenou ao Poder Supremo que a reencontrasse, e o resultado foi o mesmo. Por fim, pediu ao Nada, e este a trouxe de volta. "Que estranho!", exclamou o Imperador Amarelo. "O Nada a encontrou!"

"Entendes, meu jovem?"

"Creio que sim", respondi, "a pérola era a sua alma. E não só isso: o conhecimento, a visão, a palavra tendem mais a obscurecer a alma que iluminá-la. Somente a absoluta ausência de ação permitiu ao imperador reencontrar a consciência de sua alma."

Autor da história: Chuang Tsé, discípulo de Lao Tsé*

==========================================

Este noite nada quero procurar. Pedirei ao Nada que me ajude a trazer de volta a minha pérola maravilhosa. Fecharei os olhos, dormirei profundamente e amanhã será a primeira imagem que meus olhos verão.

Terá a cor lilás? Será diáfana como um véu? Límpida como o céu de anil do verão? Ou cinza-chumbo como as tempestades que amo?

Ó, não sei. Esta noite nada sei. Esta noite nada quero procurar.

==========================================

*Trecho do livro "Wu Wei, a sabedoria do não-agir"**, de Henri Borel, Attar Editorial, 1997, pág 28.

**Livro descoberto ao acaso, uma vez que foi citado em um livro que folheei na livraria outro dia, algo como "O bem e o mal na obra de Guimarães Rosa". Abri esse livro e escolhi para ler o ensaio sobre o conto de Guimarães "A terceira margem do livro".

No comments: