Wednesday 2 June 2010

Fifa Fan Fest, cadê a praia que estava aqui?!

Fifa Fan Fest, foto de Isabella Lychowski A capacidade do Fifa Fan Fest é de 20.000 pessoas
Fifa Fan Fest, foto de Isabella LychowskiMas foram instaladas "torres" com propaganda dos patrocinadores de maneira que quem está na rua e não conseguiu entrar, tampouco consegue ver o telão. Que anti-democrático! Ainda mais na praia , que é de todos.

Fifa Fan Fest, cadê a praia que tava aqui? Foto de Isabella Lychowski
As grades da obra dão uma ideia do que restou da praia.

Fifa Fan Fest, cadê a praia que tava aqui?! Foto de Isabella Lychowski

O Fifa Fan Fest ocupará cerca de um quilômetro de extensão da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para transmissão ao vivo dos jogos da Copa do Mundo.
Além da transmissão dos jogos durante o dia, haverá eventos culturais e shows à noite. O acordo entre a Fifa e a Prefeitura do Rio prevê que a cidade-sede deve, entre outras atribuições, construir um espaço com capacidade para receber, no mínimo, 20 mil espectadores, com acomodações suficientes para a instalação de um palco, telões e área de alimentação. O local vai funcionar entre 10h e meia-noite.
Acho que o Fifa Fan Fest deve ser um evento muito bacana pra quem gosta de esportes, mas discordo do local escolhido. A área ocupada é muito grande e agride a natureza.

O que sobrou da pobre praia é um disparate. Por que não utilizaram o Sambódromo ou o Riocentro, por exemplo?

Atualização em 23/06/2010

Fiquei pasma com a instalação de "torres" com propaganda dos patrocinadores do evento ao longo do que seriam os muros laterais do Fifa Fan Fest. Foram instaladas de maneira que quem não conseguiu entrar (a capacidade é de 20.000 espectadores), também não consegue ver o telão do lado de fora da "arena". Que anti-democrático! Ainda mais na praia! Pra mim isso é incompreensível, incongruente e paradoxal. A praia é de todos. Faria tão mais sentido se a população pudesse assistir de fora também. Fica aqui a sugestão.
Atualização em 24/06/2010
Colo aqui embaixo o anúncio institucional publicado pelo Governo Federal em um jornal impresso. Muito bacana, eu também acho que o nosso litoral é direito de todos, mas ainda não consegui achar o conteúdo do Projeto Orla no site indicado para entrar em contato e avisar que eu me sinto impedida de utilizar a praia pelo Fifa Fan Fest! Além disso, diferentemente de outros shows na praia, esta arena tem muros que impedem os que estão fora de assistir aos jogos!
"O litoral do nosso país é um bem público. Ajude a mantê-lo na mão do seu verdadeiro dono: o povo brasileiro.
O litoral brasileiro é um verdadeiro patrimônio natural e seu uso pelo cidadão está assegurado em lei. Por isso o Governo Federal criou o Projeto Orla, que tem o objetivo de preservar e organizar nossa faixa litorânea. Caso você se sinta impedido de utilizar a praia por construções, quiosques ou qualquer outro tipo de empreendimento que esteja sendo erguido na olra marítima, entre em contato com o a gente. Acesse o site www.planejamento.gov.br e fale conosco. Projeto Orla. O uso do nosso litoral é direito de todos."

2 comments:

Nunes said...

Isabela, achei um horror essa arena em Copa, assim como todas as outras iniciativas semelhantes, apenas como justificativa o esporte ou desporto para massas, mais ao fim e ao cabo, grandes estratégias de marketing. Abração, Roberto Nunes (Bahiano J.B)

Esquindô said...

Concordo! Copacabana é a praia mais democrática do Rio. Abaixo as grades! Sexta vou lá conferir essa bagaça!