Tuesday 12 October 2010

Tanzträume, o último sonho de Pina Bausch

"O último de sonho de Pina Bausch" ("Tanzträume – Judgendliche Tanzen “Kontakthof” von Pina Bausch, em alemão ou "Dancing Dreams – Teenagers Perform “Kontakthof", em inglês), de Anne Linsel e Rainer Hoffman, Alemanha, 2010

O doc imita a vida. Os 40 adolescentes que a coreógrafa Pina Bausch selecionou para montarem o balé Kontakthof sequer tinham ouvido dela falar. Eram neófitos da dança, garotos socraticamente ignorantes, que, ao longos dos ensaios e do filme, desabrocham em um intenso e sublime processo junguiano de individuação. Cada um se descobre um mundo, uma pérola, ao mesmo tempo que se encontram uns através dos outros. "Tanzträume" é uma edição e colagem dos dez meses de ensaios acrescido de umas poucas cenas da estreia e de várias entrevistas com os garotos, as duas assistentes de Pina Bausch e ela própria, registros que acabaram sendo os seus últimos filmados. Pina Bausch faleceu em junho de 2009.

Ter assistido a este filme foi um experiência saborosíssima, riquíssima e encantadora. Recomendo a todos os amantes da arte. A sensação mais forte que me ficou, entre tantas, foi a de me reconhecer igualmente nos garotos, nas assistentes e em Pina Bausch. Deve ser como no filme "Bebês", que ainda não vi. Somos todos possíveis e os mesmos em nossas particularidades.

À saída da sessão, entreouvimos a senhora que disse, "eu veria 20 vezes esse filme". Fica a dica.



Trailer de Tanzträume :
http://www.youtube.com/watch?v=gvSCuO60bA8

Trechos do espetáculo Kontakthof, encenado em 1983:
http://www.youtube.com/watch?v=4ZbfsLW707I

Trecho da temporada atual (2010), no Barbican, em Londres, com adultos com mais de 65 anos:
http://www.youtube.com/watch?v=aorfl4CtmnU

Cinema without borders, texto:
http://www.cinemawithoutborders.com/news/143/ARTICLE/2190/2010-06-06.html

German documentaries:
http://german-documentaries.net/films/35442

No comments: