Sunday 31 August 2008

A mesma para mim, para você

Alguns trechos da entrevista de Karla Monteiro com o cantador de mantras Krishna Das, que andou se apresentando recentemente aqui no Rio.


"Karla: Por que um americano, nascido em Nova York, resolveu se embrenhar na cultura indiana?
Krhisna: Eu tinha 23 anos e estava extremamente infeliz.
Sou de Nova Iorque. Todo nova-iorquino é louco. Eu era um deles. Um dia um amigo me falou de um guru no norte da Índia. Fui e fiquei com esse guru por três anos.

Karla: O que encontrou lá que não tinha em Nova Iorque?
Krishna: Amor. Nos Estados Unidos, amor é business. Você só dá se tiver de volta. No ashram (retiro), eu fui exposto ao amor incondicional.
Meu guru amava como o sol brilha. O ensinamento dele era esse. A convivência me transformou de tal maneira que voltei para Nova Iorque com a sensação de que havia saída para esse vazio enorme que a gente carrega por aí e preenche, no caso dos Estados Unidos, com consumo.


(...)

Karla: E o que é a felicidade?
Krishna: Para mim é o bastante saber que posso me conectar com esse sentimento que chamo de amor incondicional. Não preciso de ninguém para fazer isso para mim. A cultura ocidental transfere a felicidade para algo fora. No Oriente, busca-se dentro. E quando se acha, ela é a mesma para mim, para você.
O Ocidente vive dos sentidos, dos pensamentos, das experiências.
O Oriente, da presença onde esses sentimentos e experiências se
materializam."

Assista a uma apresentação de Krishna Das:
http://www.youtube.com/watch?v=lxXfI6lbXPU

Fonte:Revista O Globo, 31/08/2008, págs 16 e 17

No comments: