Saturday 1 November 2008

Causa nobre

Este é o post nº 2 da série "Alhos e Bugalhos"!
Causa
cau.sasf (lat causa) 1 Aquilo que determina a existência de uma coisa. 2 O que determina um acontecimento. 3 Agente. 4 Motivo, razão. 5 Origem, princípio. 6 Ação judicial, demanda. 7 Interesse, partido. C. de conferência: aquela em que os juízes votam verbalmente. C. final: o fim último das coisas. C. ocasional: a que não produz realmente o efeito, mas dá causa imediata à ocasião de o produzir. C. primeira, Filos: o Ser incriado; Deus. C. pública: o Estado, a Nação.
Nobre
no.breadj m+f (lat nobile) 1 de descendência ilustre. 2 Que tem títulos nobiliárquicos. 3 Que é próprio da nobreza. 4 Alto, elevado, magnífico. 5 Digno de estima; brioso. 6 Bravo, valente. 7 Majestoso. 8 Distinto, ilustre, notável. 9 Que revela elevação moral, generosidade, grandeza de alma. 10 Diz-se do andar de uma casa imediatamente superior à loja ou sobreloja. sup abs sint: nobilíssimo e nobríssimo. Antôn (acepções 1, 2 e 3): Plebeu. s m+f 1 Pessoa que, por direito de nascimento ou graça régia, pertence à nobreza; fidalgo, pessoa nobre. 2 gír Ladrão que não mata nem fere.

Assim sendo, proponho incluir na categoria bugalhos a matéria de capa do Globinho, de 25/10/2008 (sobre o Dia das Bruxas, com o título "Que feias! As bruxas mais horrorosas do cinema"), com ênfase para o lead da matéria, que reproduzo aqui embaixo:

"Talvez este seja o Globinho com a maior concentraçãode gente feia que já fizemos. Mas a causa é nobre. Já que o Dia das Bruxas é na próxima sexta-feira, recorremos ao cinema para mostrar quem são os feiticeiros mais feios e cruéis de todos os tempos."

Ãh??? O Dia das Bruxas é
uma causa nobre???

Olha, nossas crianças merecem aprender o real significado da expressão causa nobre!
E, já que estamos falando em causas nobres, desejo a todos um
Feliz Ano Novo, inspirada pelo blog do Nando.

Links relacionados:
ãh, Diwali Festival, etc

1 comment:

Unknown said...

Isabella,

Esta série é uma preciosidade.

Neste caso, especificamente, o seu esclarecimento se torna ainda mais importante, já que a imperdoável bugalhada foi cometida quando havia crianças na sala.

Um abraço do

Nando