Sunday 20 July 2008

Devolvam


"Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português."
Oswald de Andrade
"Só quando a última árvore for colocada abaixo, só quando o último rio for envenenado, só quando o último peixe for capturado, só então vocês compreenderão que o dinheiro não presta para se comer e nem beber".
Profecia Cree
"Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar."
Pero Vaz Caminha, 1º de maio de 1500
Índios guaranis se mudaram no início do ano para uma área de sambaquis (cemitérios indígenas do período pré-histórico) à beira da praia em Camboinhas, Niterói.
O sambaqui de Camboinhas é considerado o mais antigo do Brasil, com cerca de 8 mil anos.
Os moradores de Camboinhas, um dos endereços mais valorizados de Niterói, se mobilizaram para retirar os índios do local através de medidas judiciais. A questão é controversa e ainda não se chegou à uma definição, já que os índios se instalaram em uma área de preservação ambiental.
Um área de preservação ambiental? Que bom! Vamos proteger também os nossos índios. E se, por acaso, as leis que regem as reservas ambientais não contemplam a causa indígena, cabe aí uma jurisprudência reparadora.
No dia 18 de julho, um misterioso incêndio destruíu as ocas dos índios...
As ocas se foram (por enquanto), mas isso não muda nada. Os índios continuam sendo os primeiros moradores desta terra. Os mesmos que aqui estavam há 1500 anos, quando os portugueses chegaram. Vamos apoiá-los e devolver-lhes o que lhes pertence, a sua terra.
Fonte:
Fotos:

3 comments:

Sivasubramanian M said...

Hello

I am awaiting your story at http://www.onewebday.org/stories

Please write a story. Also, did you post an entry about one web day?

Thanks

Anonymous said...

Turiya, thank you for your comment. Not yet, but I will. I´m a little late. :)

Anonymous said...

hi, turiya, here it is:

http://isabellalychowski.blogspot.com/2008/07/one-web-day.html