Wednesday 9 July 2008

Lei Seca reduz atendimento hospitalar

A Lei Seca, que pune quem dirige embriagado, já reduziu em 55% o número de vítimas de acidentes de trânsito na capital paulista, durante os fins de semana (dados de 09/07/2008, Jornal O Globo).

O município do Rio também registrou queda na média diária de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito - de 14% a 21% - no últimos 20 dias, desde que entrou em vigor a Lei Seca para motoristas (dados de 10/07/2008, Jornal O Globo).

A Lei 11.705 de 19 de junho de 2008, e que entrou em vigor em 20 de junho de 2008, prevê mais rigor contra motoristas que ingerirem bebidas alcóolicas. A partir do limite de dois decigramas de álcool por litro de sangue para os motoristas, a pessoa será multada em R$ 955, perde a carteira e tem o carro apreendido. Acima de 6 decigramas - equivalente a uma lata de cerveja -, é crime com pena de até três anos de prisão.

Tire suas dúvidas
1- Quanto de álcool é permitido beber antes de dirigir com a mudança?
Ué? Nada. Se quiser beber, não dirija.

***
Um amigo me lembrou outro dia que na década de 90 os ecologistas eram chamados de "eco-chatos" (ele inclusive era assim denominado). Hoje eles já podem correr pro abraço.

Vamos deixar aqui essa previsão. Em uma ou duas décadas, os que hoje se queixam da Lei Seca, estarão a incensá-la. E, quem sabe, sequer precisaremos dela.

No comments: