Sunday 13 July 2008

A origem do nome Brasil

"O Brasil tem este nome por causa do pau-brasil, certo? Nem tanto. Embora o "pau-brasil" com certeza tenha tido participação no batismo do território oficialmente descoberto por Cabral, a palavra "brasil" é repleta de significados - e muito mais antiga que o nome da árvore. De fato, uma das tantas ilhas mitológicas espalhadas pelo Mar Tenebroso se chamava
Hy Brazil. Era um território lendário, associado com a trajetória de São Brandão, místico irlandês que, no ano 565 da era cristã, tinha partido para o o oceano em busca de uma terra sem males. Depois de terrível peregrinação náutica, o religioso enfim chegou a uma ilha "movediça, ressonante de sinos sobre o velho mar". Batizou-a de Hy Brazil, a Terra da Bem-Aventurança. Brazil provém da palavra celta "bress", origem do inglês "bless" - que quer dizer "abençoar".
Portanto, o nome do Brasil nasceu não só da árvore abatida aos milhões, mas também de uma ilha abençoada. A certeza de que a ilha do Brasil de fato existia era tal que, até 1624, expedições ainda eram enviadas a sua procura e o nome podia ser visto em mapas desenhados em 1721 por respeitáveis cartógrafos europeus."
Fonte: Eduardo Bueno in "Brasil: Terra à Vista!", Editora L&PM, pág 124.

No comments: