Thursday 1 January 2009

Um presente do ano 2000

Ehard Jacoby enfim aqui no good news, de Isabella Lychowski Quando vi esse quadro pela primeira vez, há muitos anos, de cara me encantei com a sacação filosófica do seu autor. Nunca o esqueci, fiz uma cópia xerox e a deixei guardada em alguma pasta que vez ou outra me reaparecia. A sacação nunca perdeu o seu encanto. Pois então? Tendemos a pressupor que vemos a mesma coisa que o chapa ali ao lado e, tantas vezes, que o mundo inteiro! Mas nem sempre é bem assim. Recentemente me caiu nas mãos, ops, no email, uma historinha zen que nos conta algo parecido. (Reproduzo lá embaixo)*

Certa feita, quando já era possível compartilhar achados por vias mais democráticas, quis publicar o instigante quadro online, mas não houve santo que me fizesse lembrar o nome do autor. Jogando as coisas de 2008 fora, achei um caderno com anotações e nele, entre outras coisas, um desenho tosco de minha autoria com a silhueta do pai, da mãe e do filho. Não havia nada desenhado dentro deles. Era só para que eu ligasse o nome (o quadro) à pessoa (o autor), ou vice-versa. Ou para que eu sempre tivesse em mente que embora a nossa tendência seja projetarmos o que somos no outro ("Os quatro compromissos"!, Freud, etc), bem, devagar com o andor, a história se passa de modos diversos. Eram os idos de 2000. E, ufa, encontrei o nome do autor: Ehard Jacoby!

O Google não é muito pródigo em resultados para Ehard Jacoby.

Mas eis, aqui está. A obra que diz um pouco do que desejo para todos nós em 2009: multiplicidade de visões, consciência do outro, sacações filosóficas, amor e paz.

=============================================

*E para quem quiser ler a historinha zen "Como os peixes se divertem na água", aí vai:

Certo dia Soshi caminhava à margem de um rio com um amigo. "Como os peixes se divertem na água!", exclamou Soshi.
Seu amigo assim lhe respondeu: "Você não é peixe; como sabe que os peixes estão se divertindo?"
"Pois você não é eu", replicou Soshi. "Como sabe que eu não sei que os peixes estão se divertindo?"

No comments: