Thursday 2 October 2008

No tempo da delicadeza

Reproduzo abaixo alguns trechos da crônica "Só notícias boas", de autoria do Affonso Romano de Sant´Anna e que está publicada no livro "Tempo de delicadeza", da L&PM Pocket, de 2007. Achei por acaso um dia desses, "flanando" em uma livraria.

"Acabo de saber que, em Londres, vários jornais decidiram dar ênfase às boas notícias e eliminar uma porção de informações negativas e inúteis. São publicações da Independent London Local Newspapers, que cobrem vários bairros e comunidades.

O princípio ético-jornalístico atrás disto é que as más notícias podem ser acolhidas, desde que dêem origem a mudanças positivas."

(...)

"Diz John Mappin, que dirige aqueles jornais de boas notícias em Londres:

´Os leitores estão cansados de ver notícias sobre alguém sendo atropelado ou assaltado. Nossas pesquisa mostraram que pessoas e negócios não são ajudados em nada pela propagação de más notícias.´"

E por aí vai.

Tem um site brasileiro, o Projeto Boas, que também está nesse barco e dá uma dica interessante: LEIA O JORNAL DE TRÁS PARA FRENTE!!!

"Para encontrar as notícias positivas,uma estratégia é ler os jornais de trás pra frente. Muito raramente a notícia positiva está na primeira página. Toda a atenção é pouca. No meio de uma reportagem você pode encontrar um fato que significa a mudança para melhor. Denúncias construtivas também são boas notícias."

E, last but not least, como não mencionar aqui também a iniciativa The Day of Light?

No comments: