Saturday 28 March 2009

Hora do planeta 2009, mais luz!

O good news deseja luz para o planetaAmigos, eu apóio o objetivo da campanha Hora do Planeta promovida pela Rede WWF, que pretende estimular a adoção de ações de combate às mudanças climáticas.

Já não é de hoje, né? Precisamos modificar significativamente nossas atitudes em relação à natureza.

A proposta é, em um ato simbólico, que será realizado hoje dia 28 de março, às 20h30, apagar as luzes para demonstrar a nossa preocupação com o aquecimento global.

Como eu ia dizendo, concordo com o objetivo, mas não com a forma. Este ato simbólico vai economizar energia, vai chamar a atenção para a causa das mudanças climáticas, mas vai apagar as luzes (simbólicas) do planeta e vai trazer escuridão.

Em termos de simbolismo, acredito que estamos precisando de luz, não de escuridão. Então, deixo aqui o meu recadinho, apóio a Hora do Planeta, mas, em um ato simbólico, prefiro manter a luz bem acesa.

Vou acender uma vela (pode ser simbólica) e fazer uma oração. Vou continuar economizando água e luz, amando as plantas e os animais, mas não vou participar desse breu simbólico, ainda que muito bem intencionado.

Boa Hora do Planeta para todos, seja como ela for para cada um!

===========================================
"Onde houver trevas, que eu leve a luz!"
São Francisco de Assis

"Vós sois a luz do Mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e ilumina todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos Céus."
Mateus, 5:14-16

No amanhecer de 22 de março de 1832, o criado de Goethe entrou em seu quarto e o escritor, aos 83 anos lhe fez um pedido: “Abra a janela do quarto, para que entre mais luz”. Foram suas últimas palavras.

"Tudo é revelado ao ser exposto à luz, e o que for exposto à própria luz se torna luz."
São Paulo

"A luz é para todos; as escuridões é que são apartadas e diversas."
Guimarães Rosa em "A benfazeja"

Se há luz no fim do túnel, para quê apagá-la?

No comments: