Thursday 27 August 2009

Ainda sobre cuidar bem de @s

Twitter da Xuxa

Twitter da Xuxa, em 26/08/2009

Tuitadas sobre a Xuxa Algumas tuitadas sobre o episódio Xuxa x Twitter em 27/09/2009

Não acho nada demais uma criança cometer um erro de português e escrever "sena" em vez de "cena". Quem não erra?

Quando o erro se trata de um erro cometido pela filha de uma celebridade e publicada em uma ferramenta web 2.0 então, gera uma avalanche de piadas (algumas até engraçadas, outras nem tanto) e lamentáveis comentários agressivos.

Mas eis que a celebridade responde de maneira um tanto gauche, dizendo que "pra quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês", demonstrando despreparo em lidar com o público web 2.0.

Vivemos uma era de transição, em que novas ferramentas digitais servem de plataforma a uma nova forma de comunicação, onde o público não é mais passivo, mas co-autor dos acontecimentos.

Como lidar com isso?

De um lado, o público precisa a aprender a ser mais compreensivo e menos agressivo. Uma atitude é informar o erro e colaborar, participar; já debochar e humilhar não é sabidamente covarde e sem sentido? Do outro, as celebridades precisam abandonar um pouco as realidades muitas vezes paralelas em que vivem e praticar a boa e velha humildade. Não conheço a ferramenta? Peço ajuda a quem já a usa. E descobrir que a sua noção de realidade não é provavelmente a mesma da massa web 2.0 que a acompanha.

Vivemos em um país em que a taxa de analfabetismo ainda é relevante. Ser alfabetizado em uma outra língua pode ser uma escolha para quem é mais abastado, mas não o é para a maioria. Na minha opinião, sequer vantagem é. Adoro o português. Mas cada um tem uma opinião e todas são válidas, embora não devessem servir para se desdenhar de outras. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é."

As relações estão mais horizontais. Esse episódio com certeza deve ter gerado estresse e desconforto para Xuxa Meneghel, a celebridade em questão, e sua filha Sasha, o que é desagradável e eu lamento. Mas não há como negar que este é um exemplo de como uma ferramenta digital que elimina os filtros entre o emissor e o receptor como o Twitter pode contribuir para a transparência.

Com certeza agora conhecemos melhor as celebridades em suas vidas cotidianas, assim como as celebridades podem conhecer melhor o seu público. A distância entre uns e outros tornou-se mínima. O que é bom. Afinal, somos muitos e aqui não se trata mais de reis e de seus súditos, mas de pessoas, muitas pessoas e temos todos muitos a contribuir.

Vamos em frente.

No comments: