Thursday 5 March 2009

As profissões dos Papalaguis

Capa do livro O papalagui aqui no good news, de Isabella LychowskiDiscurso de um chefe de tribo, nos mares do Sul, à sua gente,depois de visitar a Europa, no início do século XX.

Todos os Papalaguis (homens brancos) têm uma profissão. É difícil explicar-vos o que isso é. É qualquer coisa que uma pessoa devia ter vontade de fazer, mas que raramente tem. Ter uma profissão significa fazer sempre a mesma coisa, fazer uma coisa tantas vezes que se acaba por fazê-la em esforço e de olhos fechados! Se as minhas mãos só fizessem cabanas ou esteiras, teria como profissão a de construtor de cabanas ou tecelão de esteiras.

Há profissões para os homens e profissões para as mulheres. Lavar a roupa na lagoa e fazer brilhar as canoas para por nos pés, são profissões de mulheres; conduzir uma piroga no mar e caçar pombos na floresta virgem são profissões de homem. A mulher abandona em geral a sua profissão quando se casa, ao passo que o homem é precisamente nessa altura que se consagra a ela. Qualquer alii(chefe de família) só dará a sua filha em casamento a um pretendente que já exerça uma profissão. Um Papalagui sem profissão não pode casar-se. Um Branco tem a obrigação e o dever de ter uma profissão.

É por essa razão que, muito antes das tatuagens da puberdade, todos os rapazes brancos são obrigados a decidir sobre o trabalho que irão fazer para o resto da vida. Chama-se a isso escolher uma profissão. É uma coisa muito importante e na aiga (família) fala-se tanto nisso como no que se deseja comer no dia seguinte. Se o jovem alii escolher como profissão tecer esteiras, um velho alii leva-lo-á a um tecelão de esteiras, ou seja, um homem que consagra todo o seu tempo à tecelagem de esteiras. Este mostra então ao rapaz como se tece uma esteira. Ensina-o a fazer uma esteira sem precisar sequer de olhar para o que está a fazer. Às vezes, o rapaz leva imenso tempo para o conseguir. Quando finalmente o consegue, abandona o mestre e diz-se então que "tem uma profissão"!

Se o Papalagui, mais tarde, se der conta de que prefere construir cabanas a tecer esteiras, dizem: "Enganou-se de profissão!" o que equivale a dizer "Aquele falhou o alvo!". Ora isso é uma coisa grave, pois mudar assim de profissão é contrário à moral. Qualquer honrado Papalagui correrá o risco de perder a sua honra se disser:"Não posso fazer esse trabalho, pois não sinto qualquer satisfação com isso!" ou "Quando faço esse trabalho, as mãos não me obedecem!"

Há, entre os Papalaguis, tantas profissões quantas pedras há na lagoa. O Papalagui faz de cada ato uma profissão. Quando apanha as folhas caídas da árvore do pão, exerce uma profissão. Quando alguém lava as malgas onde a gente come, exerce outra profissão ainda. Desde que se exerça qualquer coisa, quer com as mãos, quer com a cabeça, exerce-se uma profissão. É igualmente profissão ter idéias ou olhar para as estrelas. O Papalagui transforma tudo quanto o homem é capaz de fazer numa profissão.

Quando um Branco diz: "Sou tussi-tussi (escrivão público)", isso é a sua profissão; não faz outra coisa que não seja escrever cartas uma atrás das outras. Não é ele que enrola a sua esteira e aprende numa trave, não é ele que vai à cabana-cozinha cozer um fruto, não é ele também que lavará a sua malga. Come peixes, mas não vai à pesca, come frutos, mas nunca os apanha; escrever tussi atrás de tussi, pois tussi-tussi é a sua profissão. Da mesma maneira, todos aqueles atos são outras tantas profissões: enrolar e arrumador de esteiras, cozinheiro de frutos, lavador de malgas, pescados de peixes, colhedor de frutas. Só a profissão confere a cada um o direito de exercer uma atividade.

Assim se explica o fato de que a maior parte dos Papalaguis apenas sabe fazer o que constitui a sua profissão. O chefe de tribo mais importante não sabe prender a sua rede a uma trave, nem lavar a sua malga, isso apesar da grande sabedoria do seu espírito e da força do seu braço. Assim se explica também que aquele que sabe escrever tussis de toda a maneira e feito, não seja, de igual modo, capaz de conduzir uma canoa no lago, e vice-versa. Exercer uma profissão significa saber ou correr, ou saborear, ou cheirar, ou lutar, mas sempre e em qualquer caso saber fazer uma só e única coisa.

Este saber fazer apenas uma coisa é uma grande fraqueza e apresenta grandes perigos; pois qualquer pessoa pode, um dia, ver-se obrigada a atravessar a lagoa de canoa.

O Grande Espírito deu-nos mão para podermos apanhar os frutos das árvores e os bolbos de taro nos pântanos. Deu-nos mãos para protegermos o nosso corpo de nossos inimigos, para saborearmos as delícias da dança, do jogo e de todos os demais divertimentos, e não, decerto, para nos pormos só a construir cabanas, só a apanhar frutos ou só a desenterrar bolbos; antes, pelo contrário, para que elas estejam sempre ao nosso dispor e nos permitam defendermo-nos em quaisquer circunstâncias.

O Papalagui é incapaz de compreender isto. Para vermos quão falso é seu comportamento, complemente falso e contrário aos mandamentos do Grande Espírito, basta olharmos para os Brancos que, incapazes de correr, porque a sua profissão os impede de se mexerem, criam uma barriga igual à dos puaa (porcos); basta ver como são incapazes de levantar ou de lançar uma azagaia, por terem a mão demasiada habituada a segurar o osso que serve para escrever e estarem todo o tempo sentados à sombra para escrever tussis; basta ver como são incapazes de impor uma diretriz a um cavalo selvagem, só por estarem sempre a olhar para a estrelas ou a desenterrar as idéias da cabeça.

É raro que um Papalagui adulto saiba ainda dar cambalhotas ou fazer cabriolas como uma criança. Ao andar arrasta o corpo, como se houvesse alguma cousa a entravar-lhe os movimentos. Nega ele que isto seja uma fraqueza e pretende que correr, dar cambalhotas ou fazer cabriolas é contrário à dignidade de um indivíduo que se preze. Mas é uma explicação falsa, esta; na realidade, os seus ossos endureceram e tornaram-se rígidos e os músculos perderam toda a flexibilidade, pois a profissão deles os condenou ao sono e à morte. A profissão é, também ela, um aitu (demônio) que dá cabo da vida e promete belas coisas ao homem, ao mesmo tempo que lhe suga o sangue.

A profissão prejudica o Papalagui de outras maneiras ainda, revelando, também com isso, o seu caráter de aitu.

Que alegria não dá fazer uma cabana! Que alegria deitar as árvores abaixo, na floresta, transformá-la em barrotes, por os barrotes de pé, armar o teto pó cima e, depois de se prenderem bem os barrotes, as traves e todas as outras partes com fio de coco, cobrir finalmente o teto com folhas secas de cana do açúcar! Nem vale a pena falar na alegria que toda a aldeia sente durante a construção coletiva de uma cabana do chefe da aldeia: é uma grande festa, em que até mesmo as mulheres e crianças participam.

Vós diríeis agora se só alguns homens da aldeia tivessem o direito de ir à floresta abater as árvores e cortas os barrotes? E se esses não tivessem o direito de ajudar a por os barrotes de pé, porque a sua profissão é só abater árvores e cortá-las em barrotes? E se os que põem os barrotes de pé não tivessem o direito de cruzar as traves do teto, porque a sua profissão é só por os barrotes de pé? E se os que cruzam as traves do teto não tivessem o direito de ajudar a cobri-lo com folhas de cana de açúcar, porque a sua profissão é só cruzar as traves? Nem sequer poderiam ir todos à procura de seixos ao longo da praia, para revestir o chão, pois só teriam direito a fazê-lo os que tivessem tal profissão! E só os habitantes da cabana teriam o direito de festejar tal inauguração, e não todos aqueles que juntos a construíram!

Vejo que isto vos faz rir e tenho a certeza de que direis o mesmo que eu: "Se apenas temos o direito de fazer uma só coisa e não podemos participar em todos os trabalhos para os quais é necessária a força dos homens, não sentiremos nem metade do prazer, se é que chegamos mesmo a sentir algum!" Estou certo deque chamaríeis de louco a qualquer um que vos mandasse servir-vos das mãos para fazer um único trabalho, como se todos os outros membros do vosso corpo e os vossos sentidos estivessem doentes ou mortos.

É disso, precisamente, que provém a moléstia mais grave de todas quantas o Papalagui sofre. É agradável ir buscar água à ribeira uma ou várias vezes ao dia; mas quem tiver que ir buscá-la todos os dias e a todas as horas, desde o nascer ao por do sol, até as forças o abandonarem, quem vai e torna a ir, sem descanso, à ribeira, acaba por atirar, de raiva, o cântaro para bem longe, afim de libertar o corpo de tais cadeias. De fato, nada há de mais penoso para o homem do que fazer sempre a mesma coisa.

Ainda se os Papalaguis fossem, todos eles, buscar quotidianamente água à fonte, talvez chegassem a sentir algum prazer nisso. Mas não! Muitos há que passam a vida a levantar e a baixar a mão ou a empurrar um pau, numa casa suja sem sol, nem luz. O que fazem não lhes exige esforço, nem lhes dá prazer; no entanto, segundo a maneira de ver dos Papalaguis, não podem, de modo algum, deixar de levantar e baixar a mão, ou de carregar numa pedra, pois é isso que irá por em movimento ou regular uma máquina que faz, por exemplo, aros caiados, revestimentos para o peito, concha para os panos (roupas) ou qualquer coisa do gênero. Há menos palmeiras nas nossas ilhas do que europeus com rosto cor de cinza; e isso porque o seu trabalho não lhes causa qualquer prazer, devora toda a sua alegria e nem lhes dá um fruto ou uma folha, sequer, com que possam regozijar-se.

É por isso que os indivíduos de diferentes profissões se odeiam ferozmente uns aos outros. Há, no coração de todos eles, a modos como que um animal preso que se encabrita, sem nunca conseguir soltar-se. Ficam todos roídos de inveja e de ciúme ao compararem a sua profissão com a de todos; pois eles estabelecem uma diferença entre profissões nobres e profissões baixas, se bem que todas as profissões não passem, no fundo, de atividades parciais. Com efeito, o homem não é constituído unicamente por uma mão, por um pé ou por uma cabeça: ele é tudo isso ao mesmo tempo. Mão, pé, cabeça foram feitos para estarem juntos. Um ser humano saudável sente-se realmente feliz quando todas as partes do seu corpo vivemem harmonia com seus sentidos, e não quando apenas uma parte de seu corpo vive, e todas as outras estão mortas. Isso perturba, desespera e faz uma pessoa adoecer.

O Papalagui vive desvairado por causa de uma profissão que tem. É claro que não o quer reconhecer. E se ele ouvisse as minhas palavras, decerto me chamaria de doido, a mim que, dirá ele, pretendo emitir um juízo sem ter capacidade para o fazer, pois nunca tive qualquer profissão, nem trabalhei como um Europeu.

O Papalagui nunca conseguiu provar-nos por que razão será justo e razoável trabalhar mais que o necessário imposto pela vontade de Deus, que vem a ser: ter o suficiente para comer, um teto para nos abrigar, e prazer em participar nas festas, no largo da aldeia. É um trabalho que pode realmente parecer limitado, assim como a nossa vida muito pobre de profissões. Em contraparte, é sempre com alegria, e nunca acabrunhado que qualquer habitante destas inúmeras ilhas, qualquer irmão nosso, digno desse nome, faz o seu trabalho. Pois se assim não fosse, preferiria nada fazer. E é isso que nos diferencia dos Brancos. O Papalagui, quando fala do seu trabalho, suspira como se estivesse sob um fardo esmagador; os jovens de Samoa é a cantar que vão para os campos de taro, as jovens é a cantar que lavam os panos na água corrente da ribeira. O Grande Espírito não quer, de certeza, que nos tornemos cor de cinza por causa de uma profissão, que nos arrastemos como uma tartaruga ou rastejemos como um molusco do fundo do lago. Quer ver-nos, isto sim, firmes e altaneiros em tudo quanto fizermos, sem nunca perdermos a alegria do olhar e a agilidade dos membros.
---
"O Papalagui" * Discursos de Tuiavvi, chefe de tribo de Tiavéa, nos mares do Sul. Edições Antígona, Lisboa, 1966

Capa do livro "O Papalagui"

2 comments:

TonyLeo said...

Isabella, muitoooooooooooooo obrigado por este post!

excelente e maravilhoso!

parabens por mais esta postagem ótima do seu blog!

bjo

bella see said...

E eu te agradeço a visita. Que bom que você gostou! :-) bjos