Thursday 26 March 2009

Happy-go-lucky (Simplesmente feliz)

Sally-Hawkins-Simplesmente-feliz-aqui-no-good-newsEstréia nessa sexta-feira dia 27 no Rio, o excelente filme Simplesmente Feliz (Happy-go-lucky), de Mike Leigh. Se você é um cinéfilo bem-humorado, não perca!

Também gostei muito da crítica da Neusa Barbosa do Cineweb.

Minha crítica de Happy-go-lucky no MovieMoz

Filmaço. Não é apenas o Mike Leigh craque e humanista de sempre. Para além do humanismo, o craque capricha nas tintas solares, luminosas. A personagem Poppy (alter-ego de Leigh? em perfeita tradução da atriz Sally Hawkins) nos convida a olhar para o mundo não apenas pelo lado positivo, mas também a interagir positivamente com aqueles que têm uma percepção bem mais sombria de tudo, e que por isso, talvez, em um efeito cascata, se fecham e afastam justamente as pessoas que gostariam de ver mais próximas. Poppy não tem medo (ou quase nenhum) dessas pessoas, ao contrário, com o seu coração aberto e livre de preconceitos chega tão perto dos que estão realmente sozinhos e alijados da sociedade, que atinge aquele ponto em que é possível, sim, levar alívio e alento aos outros.

Nessa prática bem-humorada da compaixão, é pura mágica vê-la não se deixar contaminar em nenhum momento por essas vibes que lhe são estranhas. Poppy jamais desiste ou se abate. Jamais perde o humor, o timing ou a piada. E sai-se bem, muito bem em seu propósito.
No filme, ri-se muito. Um pequeno exemplo. Quando a irmã careta de Poppy se espanta com o fato de que ela não tratou "ainda" de arrumar uma previdência privada para si (entre outros requisitos...), ela simplesmente pergunta, ah, e vocês (ela e o marido jovens) têm? Sim, eles respondem. No que Poppy emenda. E onde vocês estão guardando os andadores?
Leigh dá o seu recado. Sem meias palavras, pra frente é que se anda.
Fontes
Imagem da atriz Sally Hawkins no Facebook

1 comment:

Elisa said...

Não será uma questão de querer ver o filme, mas de PRECISAR ver o filme. I could use some of this happy-go-lucky vibe.